Inteligência Emocional
As competências e a auto gestão de emoções
O que é Inteligência Emocional?
Inteligência emocional é a capacidade das pessoas de reconhecer, perceber e acessar suas próprias emoções, auxiliando o pensamento a discernir os sentimentos, bem como gerenciá-los adequadamente, promovendo desenvolvimento emocional e intelectual. Fazer uma boa gestão emocional é uma questão que se apresenta depois de reconhecer e entender não só a emoção, mas o papel dessa emoção em sua vida, para depois saber como fazer boa gestão dela.
Uma forma de entendermos melhor a IE, é considerarmos que ela se baseia em duas dimensões: Reconhecimento das Emoções e Gestão das Emoções.
Para quem é Inteligência Emocional?
As organizações que utilizam como proposta de desenvolvimento pessoal o conceito da Inteligência Emocional, aumentam a eficácia e a satisfação das pessoas de modo geral, promovendo times mais produtivos e harmônicos, à medida que as pessoas começam a se conhecer e gerenciar melhor suas emoções e relações no ambiente de trabalho.
Quais os benefícios Inteligência Emocional?
Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. A maioria das situações de trabalho envolvem relacionamentos entre pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais possibilidades de obter o sucesso.